Leitura: Lucas 21

Seleção

Jesus estava observando e viu os ricos que lançavam seu dinheiro na caixa de ofertas. Viu também certa viúva pobre lançar ali duas pequenas moedas. Então Jesus disse: Em verdade lhes digo que esta viúva pobre deu mais do que todos. Porque todos esses deram como oferta daquilo que lhes sobrava; esta, porém, da sua pobreza deu tudo o que possuía, todo o seu sustento.

Lc 21.1-4

Observação 

Além de dedicar a Deus 10% de tudo o que ganhavam, os judeus também entregavam suas ofertas no Templo. O que realmente impressionou Jesus foi o contraste entre a atitude dos ricos, que contribuíam apenas com o que lhes sobrava, e a de uma pobre viúva, que entregou tudo o que possuía. Em termos absolutos, as doações dos ricos superavam em muito a da viúva, mas proporcionalmente, ela estava oferecendo tudo o que tinha. 

O ensinamento de Jesus aqui é profundo: a viúva demonstrava uma confiança absoluta de que Deus a sustentaria em todas as circunstâncias. Por outro lado, os ricos, ao doarem apenas o excedente, mostravam que sua confiança estava firmemente ancorada em suas riquezas materiais.

O ponto-chave não é se alguém é rico ou pobre, mas sim onde depositamos nossa confiança. O dinheiro frequentemente se torna nosso porto seguro, proporcionando uma sensação de segurança aparente. Quando temos um bom salário e uma reserva financeira substancial, iludimo-nos pensando que tudo está sob controle. Criamos a falsa ilusão de que nossos problemas estão resolvidos e que nada nos faltará. Entretanto, quando perdemos o emprego, quando precisamos recorrer à reserva de emergência ou mesmo vender bens para quitar nossas dívidas, o medo nos assola, pois nosso suposto porto seguro está se desvanecendo.

Jesus nos convida a adotar a mesma confiança que a viúva apresentou. Ao entregar tudo o que tinha, ela evidenciou sua fé inabalável de que a provisão vem do Senhor e que a verdadeira segurança não reside na quantidade de dinheiro que possuímos, mas na convicção de que um Pai amoroso não deixará Seu filho desamparado.

Pode ser que você ainda esteja excessivamente apegado aos bens materiais. Suas finanças podem ser como uma âncora que lhe dá uma sensação de segurança. No entanto, o convite de Jesus é que depositemos nossa confiança inteira em Suas mãos. Devemos compreender que Ele é quem nos sustenta e que nossos recursos financeiros são meros instrumentos para promover o avanço do Reino de Deus. Portanto, pratique o desapego em relação às posses materiais e confie plenamente na providência divina.

Oração

Senhor Jesus, ajuda-me a depender somente de Ti. Ajuda-me a me desapegar dos bens materiais e a entender que toda provisão vem do Senhor e nada me faltará.

Aplicação

Continuarei a exercitar o desapego aos bens materiais.