Leitura: Lucas 19

Seleção

Então trouxeram o jumentinho até Jesus e, pondo as suas capas sobre o animal, ajudaram Jesus a montar. À medida que Jesus avançava, as pessoas estendiam as suas capas no caminho. E, quando Jesus se aproximava da descida do monte das Oliveiras, toda a multidão dos discípulos começou, com muita alegria, a louvar a Deus em alta voz, por todos os milagres que tinham visto. Diziam: “Bendito é o Rei que vem em nome do Senhor! Paz no céu e glória nas maiores alturas!” 

Lc 19.35-38

Observação 

Estava chegando ao fim o ministério terreno de Jesus. Era a Sua entrada triunfal na cidade de Jerusalém. Poucos dias depois, Ele seria capturado e morto.

Você deve lembrar que esse período foi marcado pelo domínio do Império Romano. Frequentemente, seus comandantes retornavam de batalhas e entravam de forma triunfal na cidade de Roma. Montados sobre cavalos ou mesmo carruagens de ouro, eram ovacionados pelas multidões após retornarem de suas conquistas.

Claramente, vemos um contraste entre os conquistadores romanos e Jesus. Ele não estava montando um cavalo ou uma carruagem de ouro, mas um simples jumentinho. Esse fato evidencia que, diferentemente dos imperadores romanos, Jesus não estava trazendo guerra, mas paz. Além disso, fica evidente que a conquista de Jesus não era mais um território ou mesmo a libertação do domínio romano. Jesus estava evidenciando que a natureza do Seu reino não era territorial, mas espiritual.

Essa história nos ensina que aqueles que, por assim dizer, abrem os portões de seus corações para a entrada triunfal de Jesus, passam a ser habitantes desse reino espiritual e experimentam uma gloriosa paz. Nossos corações eram uma espécie de “território inimigo” onde, gentil e humildemente, o Rei dos reis adentrou, tomando posse para Si e nos inundando de paz.

Talvez você ainda esteja resistente a esse Rei. Possivelmente, Ele e seus exércitos já estão rodeando os muros que “protegem” seu coração. Experimente baixar a guarda e deixar que Ele invada sua fortaleza. Ele não veio para guerrear e conquistar você à força. Ele veio para fazer de você um cidadão de um reino espiritual cujo Rei é o próprio Jesus.

Junte-se às multidões que, cheias de alegria, tem cantado em uníssono: “Bendito é o Rei que vem em nome do Senhor! Paz no céu e glória nas maiores alturas!”. Deixe seu coração ser conquistado por Ele. Submeta-se a esse Senhor. Diferentemente de imperadores tiranos, o Rei Jesus governa nossas vidas com humildade e mansidão, porque Ele é um Rei de amor e seu reinado é marcado pela paz.

Oração

Senhor Jesus, obrigado porque me alcançaste. Obrigado porque tomaste minha vida para Ti. Sou teu. Ajuda-me a viver em obediência.

Aplicação

Viverei para obedecer meu Rei Jesus.