Leitura: Lucas 14

Seleção

Depois Jesus disse ao que o havia convidado: Quando você der um jantar ou uma ceia, não convide os seus amigos, nem os seus irmãos, nem os seus parentes, nem os vizinhos ricos; para não acontecer que eles retribuam o convite e você seja recompensado. Pelo contrário, ao dar um banquete, convide os pobres, os aleijados, os coxos e os cegos, e você será bem-aventurado, pelo fato de não terem eles com que recompensá-lo. A sua recompensa você receberá na ressurreição dos justos. 

Lc 14.12-14

Observação 

À primeira vista, pode parecer que Jesus está desaconselhando a oferta de refeições aos amigos e familiares. No entanto, esse não é o cerne da sua mensagem. O alerta que Jesus apresenta diz respeito ao desejo de buscar recompensas e vantagens nas relações interpessoais. Ele adverte contra a mentalidade que visa apenas as vantagens pessoais ao interagir com os outros. Algumas pessoas se aproximam apenas daqueles que podem lhes oferecer algo em troca, utilizando a bajulação como uma ferramenta para obter benefícios. Elogios exagerados, presentes, jantares… tudo feito com segundas intenções. Não há nada errado em elogiar ou servir alguém que possa retribuir, mas o que Jesus reprova é a motivação errada por trás de tais ações. Ele está alertando contra a busca egoísta por recompensas.

Assim, a orientação de Jesus é que devemos servir aqueles que não têm a capacidade de nos recompensar. Ele está ensinando sobre o verdadeiro amor, que não espera qualquer forma de retribuição. Trata-se de um amor altruísta e sacrificial, que não está condicionado ao que o outro pode nos oferecer em troca, mas é baseado no exemplo que Jesus deu com sua própria vida. Jesus afirma que são bem-aventurados aqueles que servem ao próximo sem esperar recompensas terrenas. Ele mesmo afirmou em outra ocasião que é mais abençoado dar do que receber.

Em uma sociedade cada vez mais marcada pelo egoísmo e individualismo, Jesus nos exorta a trilhar um caminho contrário. Como Ele, devemos praticar a generosidade. A generosidade deve ser uma característica distintiva de um cristão maduro. Devemos reconhecer que tudo o que possuímos, em última instância, pertence a Deus. Somos meros administradores desses recursos, e seremos responsáveis por como os usamos. Discípulos maduros e obedientes compreendem que os bens materiais, incluindo o dinheiro, devem ser utilizados para manifestar o amor de Jesus.

Agora, pare por um instante e reflita: como você tem empregado os recursos que Deus lhe confiou? Experimente praticar a generosidade, servindo aqueles que não podem retribuir. Você experimentará o que é ser uma pessoa bem-aventurada. E não somente isso, encontrará uma recompensa eterna na ressurreição dos justos.

Oração

Senhor Jesus, ajuda-me a ver o próximo como Tu os vê. Ajuda-me a servir aqueles que não podem me recompensar.

Aplicação 

Exercitarei a generosidade.