Leitura: Lucas 8

Seleção

Então Jesus lhes perguntou: Vocês não têm fé?  […] Então Jesus lhe disse: Filha, você foi salva porque teve fé. Vá em paz.

Lc 8.25, 48

 

Observação 

Lemos duas breves histórias sobre fé. Na primeira, Jesus está em um barco com seus discípulos durante uma tempestade. Na segunda, uma mulher que sofria de um fluxo de sangue por 12 anos busca a cura. Podemos notar um contraste entre essas duas situações. De um lado, vemos os discípulos que já testemunharam milagres de Jesus e, ainda assim, estão cheios de medo. Do outro lado, encontramos uma mulher que, cheia de fé, busca Jesus mesmo depois de anos de sofrimento.

Os discípulos estão com medo de naufragar. A tempestade é tão intensa que as ondas estão invadindo o barco. Mesmo com pescadores experientes a bordo, todos estão apavorados, percebendo que suas habilidades são insuficientes. Enquanto isso, Jesus dorme tranquilamente no barco. Desesperados, os discípulos O acordam e Ele lhes faz uma pergunta que expõe a ferida da incredulidade: “Vocês não têm fé?”

Do outro lado, uma mulher que, por causa de seu problema era considerada cerimonialmente impura pelo seu povo. Ela era excluída socialmente, evitada pelas pessoas e até mesmo pelos próprios familiares. Após gastar tudo o que tinha com médicos, sua condição parecia não ter solução. Entretanto, ela tem uma esperança final: tocar nas vestes de Jesus. Após fazê-lo, a fala do Mestre é reveladora: “Filha, você foi salva porque teve fé. Vá em paz”. Por causa de sua fé, a mulher não só é curada, mas também recebe a salvação eterna.

Se você está em meio a uma tempestade, fique em paz porque Jesus está no barco. Ou, se você está já sem esperança por conta de algo que parece não ter jeito, corra aos pés de Jesus e “toque em suas vestes”. Muitas vezes Jesus nos leva ao limite de nosso medo, fraqueza e falta de esperança, para que, sem alternativa, enxerguemos nEle a única e definitiva solução.

Não importa se você não consegue ver uma saída para sua situação. Isso não significa que não há esperança. Significa que é hora de entregar nas mãos do Mestre e permitir que Ele resolva. Jesus quer que você pare de confiar em sua própria força, coragem, inteligência ou sabedoria. Ele quer que você descanse nEle! 

As situações difíceis da vida desnudam nossas emoções e expõe nossas feridas. A incredulidade, o medo e as fraquezas vêm à tona. Então, quando reconhecemos nossa limitações, clamamos por socorro e, sem demora, Ele vem e derrama a cura. Não desanime, porque Jesus está no barco! Não perca a esperança; vá até Ele e toque em suas vestes!

Oração

Senhor Jesus, dê-me mais fé! Quero confiar de todo meu coração no Senhor. Entrego tudo que sou a Ti.

Aplicação

Exercitarei minha fé.