Leitura: Lucas 7

Seleção

Por isso, afirmo a você que os muitos pecados dela foram perdoados, porque ela muito amou; mas aquele a quem pouco se perdoa, pouco ama. 

Lc 7.47

Observação 

Jesus estava jantando na casa de um fariseu, quando uma mulher, possivelmente uma prostituta, adentrou à casa. Chorando, derramou um perfume aos pés de Jesus e enxugou-os com seus cabelos. Simão, o fariseu, ficou alarmado com a situação, pois conhecia a fama daquela mulher. Aparentemente, Jesus estaria se tornando impuro ao permitir que uma pecadora O tocasse.

Diante dessa cena, Jesus conta uma breve parábola sobre um credor e dois devedores. A moral dessa pequena história é clara: quem reconhece a profundidade de seus pecados e humildemente clama por perdão, será perdoado. E, aquele que é perdoado, compreendendo a misericórdia e graça de Deus, responde com um profundo amor que se manifesta em ações.

Nesse relato, Lucas apresenta um contraste entre uma pecadora arrependida e um religioso cheio de arrogância. Jesus deixa claro que Ele espera de nós uma postura semelhante à da mulher que se humilhou em Sua presença e expressou seu amor por Ele. Isso é contrastado com o religioso que, cheio de orgulho, menosprezou a mulher e a Jesus. Este, provavelmente considerava-se um homem piedoso e auto-suficiente, merecedor de honra e destaque.

O ensinamento de Jesus para nós é que reconheçamos nossos pecados e nos acheguemos a Ele, como fez essa mulher. Não precisamos de protocolos nem intermediários, sejam pastores, padres ou santos. Temos livre acesso aos pés de Jesus. Diante Dele, abrimos nosso coração, arrependidos de nossos pecados, e instantaneamente somos perdoados.

Agora, pare e pense. Para receber perdão, você não precisa de penitências ou mesmos grandes obras. Basta abrir o coração e, humildemente, pedir. Então, um coração verdadeiramente arrependido será perdoado. E você conhece bem os seus pecados. Sejam em pensamentos, palavras, ações e omissões. Ele lhe perdoa de todos estes! Como não ser grato?

Dessa gratidão surge um amor genuíno, que vai além do sentimento, transformando-se em ação. A mulher honrou Jesus com seu ato, e nós devemos fazer o mesmo. Seja no trabalho, em casa, com amigos ou na igreja, honramos o nome de Jesus em todas as situações, por meio de uma vida de obediência. Faremos isso porque desejamos o perdão? Não! Faremos isso porque já recebemos o perdão!

Oração

Senhor Jesus, obrigado por me conceder o perdão pelos meus pecados. Sei que não merecia. Mas o Senhor, que é cheio de misericórdia e graça, me perdoou e me fez um novo homem. Ajuda-me a viver uma vida que expressa esse amor de forma prática.

Aplicação

Responderei esse amor de Jesus por meio de ação prática.