Leitura: Mateus 1

Seleção

Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e ele será chamado pelo nome de Emanuel.

Mateus 1:23

Observação

700 anos antes de Jesus nascer, o profeta Isaías já havia escrito que uma virgem engravidaria. Essa profecia se cumpriu na vida de Maria. Na leitura de Mateus 1, vemos o relato do episódio em que um anjo aparece a José para explicar a gravidez de Maria, sua noiva.

O ponto que quero destacar é como Isaías diz que o bebê se chamaria: Emanuel. Sabemos que o nome dado ao filho de Maria seria Jesus, mas entendemos que Emanuel é uma espécie de ilustração que traz consigo significados profundos. Era um tipo de título dado ao Messias que viria.

Literalmente, Emanuel significa “Deus conosco”. Para os judeus, esse nome tinha um significado especial. Lembrava-lhes que, em tempos difíceis, Deus estava com eles. Mesmo em meio a guerras, fome ou destruição, Deus estava presente. Então, eles recebiam Jesus com essa perspectiva, o Deus que estaria conosco. Porque Jesus, como sabemos, é o próprio Deus Filho que habitou entre nós. Mas, se Jesus ressuscitou e subiu aos céus, isso significa que Deus não está mais conosco? Absolutamente não. A Bíblia nos diz que Ele enviou o Espírito Santo, a terceira pessoa da Trindade, para habitar em nosso meio. Então, Deus continua conosco.

Portanto, não temos um Deus que, como um relojoeiro, simplesmente dá corda no relógio e o deixa funcionar sozinho. Nosso Deus não apenas criou o cosmos, mas também intervém diretamente. Essa intervenção não é distante, como se Ele estivesse assentado em um trono, observando e julgando a Terra. Jesus se fez homem. Ele sentiu as aflições que nós sentimos. Sentiu fome, sede e cansaço. Chorou e ficou angustiado. Foi tentado e não pecou.

Por causa disso, temos um Deus que se compadece de sua criação. Ele sabe dos sofrimentos que enfrentamos diariamente. E não apenas isso, Ele intervém diretamente pelo poder do Espírito Santo que habita em nós.

Essa é uma verdade que precisa estar viva em nossos corações. Diante das dificuldades e problemas que enfrentamos diariamente, devemos lembrar que temos um Deus presente que cuida de nós. Aqueles que respondem ao chamado para serem discípulos de Jesus podem descansar no fato de que Ele está ao nosso lado em cada momento. Não há motivo para temer ou se desesperar. O Senhor do Universo, que é nosso Pai, está conosco. Ele não apenas detém o poder em suas mãos, mas também se compadece das nossas aflições porque nos ama profundamente. Portanto, descanse nessa verdade!

Oração

Obrigado Senhor, porque nunca me desamparaste. Sei que estás comigo. Ajuda-me a descansar nessa verdade.

Aplicação

Refletirei mais sobre a presença de Jesus em minha vida.