Leitura: Mateus 3

Seleção

Naqueles dias, apareceu João Batista pregando no deserto da Judeia. Ele dizia:  Arrependam-se, porque está próximo o Reino dos Céus. […] Produzam fruto digno de arrependimento! […] E o machado já está posto à raiz das árvores. Portanto, toda árvore que não produz bom fruto é cortada e lançada ao fogo. Eu batizo vocês com água, para arrependimento; mas aquele que vem depois de mim […] os batizará com o Espírito Santo e com fogo. Ele tem a pá em suas mãos, limpará a sua eira e recolherá o seu trigo no celeiro; porém queimará a palha num fogo que nunca se apaga.

Mateus 3:1-12

Observação

João Batista preparava o caminho para a chegada do Messias tão esperado pelos judeus. Ele tinha a prática de batizar pessoas no rio Jordão. Era um batismo que simbolizava a purificação e o arrependimento pelos pecados.

A palavra “arrependimento” tem um significado profundo. Não se trata apenas de remorso. Na língua grega, sua tradução literal é “mudança de mente”, indicando uma transformação nos padrões de pensamento em relação à vida cotidiana. Essa mudança de mente, por sua vez, resulta em uma mudança de comportamento. É por isso que usamos as metáforas da mente, coração e mãos para ilustrar o arrependimento.

Nossa mente é profundamente impactada. Passamos a enxergar a realidade sob uma nova perspectiva e o pecado já não nos atrai como antes. Isso significa que nosso coração também foi transformado, pois ele representa nossos desejos e vontades. E o resultado final é uma transformação prática em nossa vida cotidiana, como simbolizado pelas mãos.

Por isso, João Batista enfatiza a necessidade de produzirmos frutos dignos de arrependimento. Ou seja, o verdadeiro arrependimento resulta em uma mudança prática de comportamento. É uma mudança de direção na caminhada da vida, abandonando intencionalmente o pecado, deixando-o para trás. Uma vez que nos arrependemos de nossas práticas passadas, buscamos fazer o que é agradável a Deus.

João Batista também alerta sobre os perigos de não produzir frutos dignos de arrependimento. Ele usa a ilustração de uma árvore que será cortada com um machado e lançada ao fogo, referindo-se ao batismo com fogo que seria realizado por Jesus.

Por outro lado, Jesus batizaria com o Espírito Santo. Esse é o batismo que resulta em um arrependimento genuíno, trazendo uma transformação radical em nossos pensamentos, desejos e práticas. Jesus está chamando você a se arrepender de seus pecados e a crer que Ele é o Salvador e Senhor de sua vida! Arrependa-se e se entregue a Ele de uma vez por todas!

Oração

Senhor Jesus, perdoa meus pecados e ajuda-me a me arrepender genuinamente de todos eles. Ajuda-me a produzir frutos dignos de um genuíno arrependimento.

Aplicação

Buscarei produzir cada dia mais frutos dignos de arrependimento.