Leitura: Mateus 4
Seleção
A seguir, Jesus foi levado pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo.
Mateus 4.1
Observação
Jesus enfrentou três tentações do diabo. Ele sugeriu que Jesus transformasse pedras em pães para saciar sua fome. Disse que Jesus poderia se jogar de um alto monte e ordenar aos anjos que O salvassem. Por fim, propôs que Jesus O adorasse em troca de todos os reinos do mundo.
Essas tentações refletem nossos próprios desejos de sermos amados e valorizados. Elas revelam como compreendemos o nosso próprio valor.
A primeira tentação, transformar pedras em pães, está relacionada ao valor que atribuímos ao que FAZEMOS. Nos orgulhamos de nossas realizações e nos sentimos amados e admirados pelo que produzimos. Buscamos receber elogios e isso nos traz satisfação.
A segunda tentação, dar ordens aos anjos, está ligada ao desejo de POPULARIDADE. Gostamos quando as pessoas nos admiram, nos seguem e nos curtem nas redes sociais. Procuramos ser aceitos e amados.
A terceira tentação, que envolve possuir os reinos do mundo, está relacionada ao TER. Sentimo-nos orgulhosos de nossas posses e acreditamos que elas nos conferem valor. Quanto mais possuímos, mais valor acreditamos ter.
É importante entender que nosso valor não está ligado ao que fazemos, ao que temos ou à nossa popularidade. Nosso valor é determinado pelo próprio Deus, que nos ama incondicionalmente, não com base em nossas realizações ou posses, mas por Seu próprio desejo de nos amar. Seu amor é INCONDICIONAL!
Fomos adotados na grande família de Deus, não por nossos próprios méritos. Não vamos para o céu porque merecemos. Tudo isso ocorreu porque Deus nos escolheu antes mesmo da fundação do mundo. Fomos amados e aceitos em Sua família sem qualquer esforço de nossa parte. É um presente que recebemos de um Pai amoroso que valoriza quem somos.
Pare de buscar as migalhas de amor que o mundo oferece. Seu valor não está relacionado ao que você faz, ao que possui ou à sua fama. Seu verdadeiro valor está no fato de que você é um filho amado de Deus! Ele escolheu você! Portanto, você não precisa mais implorar pela atenção do mundo. O amor dEle é suficiente.
Oração
Querido Deus, obrigado por me amar como sou. Ajuda-me a entender quão grande é esse amor que tens por mim. Desejo que esse amor me seja suficiente. E, então, cheio desse amor, que eu possa compartilhar com o mundo lá fora, para que saibam que o Senhor é Pai.
Aplicação
Refletirei mais no valor que tenho nEle.