Leitura: Lucas 5
Seleção
Quando acabou de falar, Jesus disse a Simão: Leve o barco para o lugar mais fundo do lago e então lancem as redes de vocês para pescar. Em resposta, Simão disse: Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos; mas, sob esta sua palavra, lançarei as redes. Fazendo isso, apanharam grande quantidade de peixes; e as redes deles começaram a se romper.
Lc 5.4-6
Observação
Jesus estava junto ao lago de Genesaré, também conhecido como mar da Galileia. Encontrando-se com Simão (que logo teria seu nome trocado para Pedro), Jesus pede para usar seu barco como uma espécie de púlpito, a fim de falar às multidões que O seguiam. Após falar, Jesus orienta Pedro a ir mais fundo no lago e lançar as redes para pescar. No entanto, Pedro, um pescador experiente, expressa sua dúvida quanto à eficácia da pescaria naquele horário. Eles já haviam pescado a noite inteira e o “mar não estava para peixe”.
No entanto, reconhecendo que Jesus era um Mestre, Pedro decide obedecê-lo. O resultado dessa obediência é uma pesca miraculosa. A quantidade de peixes era tão grande que as redes começaram a se romper. Pedro estava testemunhando um milagre. E tudo isso aconteceu porque ele ouviu a ordem de Jesus e, mesmo que não fizesse muito sentido, decidiu obedecer.
A obediência à Palavra de Deus sempre traz frutos. Por meio da Bíblia, conhecemos Sua vontade. Quando cultivamos uma vida de obediência, colhemos frutos abençoados. No entanto, nessa história, vemos uma obediência que vai além de aspectos morais ou comportamentais. Era uma orientação específica de Jesus. A decisão de lançar as redes ou não, não se tratava de uma escolha moral, mas sim de seguir um caminho determinado.
Acredito que Jesus também possa nos direcionar por meio de impressões ou orientações específicas, guiando o curso de nossas vidas. Em algumas destas situações, precisamos fazer escolhas que, à primeira vista, parecem ilógicas; escolhas que não fazem sentido aos olhos humanos. No entanto, quando caminhamos em obediência, mesmo que não entendamos completamente, testemunhamos milagres.
Jesus nos convida a estarmos sensíveis à Sua voz que “fala aos nossos corações”. Para isso, uma vida de oração, solitude, contemplação e reflexão é essencial. Quanto mais nos aproximamos dEle, melhor discernimos Sua voz. E quando escolhemos obedecer e “lançar as redes” sob Sua direção, pescamos milagres. Não tema meu irmão e minha irmã. Se Jesus está direcionando, lance as redes!
Oração
Senhor Jesus, dê-me sensibilidade para ouvir tua voz. Dê-me também a coragem para enfrentar meus medos e seguir tuas direções, ainda que, aparentemente, não façam sentido.
Aplicação
Continuarei a praticar a solitude e contemplação.