Leitura: Mateus 27

Seleção

Por volta de três horas da tarde, Jesus clamou em alta voz, dizendo: Eli, Eli, lemá sabactani? — Isso quer dizer: “Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?”

Mt 27.46

Observação

Na cruz, Jesus, o Filho amado de Deus, estava exausto. Humilhado, açoitado, ostentava uma coroa de espinhos sobre a cabeça e pregos cravados nas mãos e nos pés. Seu sangue escorria das feridas, suas forças desvaneciam. A dificuldade de respirar era comum às vítimas da crucificação, pois seus corpos pendiam, dificultando o trabalho dos músculos respiratórios. Mesmo perdendo suas forças, ele conseguiu clamar em alta voz: “Meu Deus, meu Deus, por que me desamparaste?”. Entretanto, além da intensa dor física e da humilhação perante os homens, o que mais O afligia era a ira santa e justa de Deus Pai. Naquele momento, parecia que Jesus encarava a face da ira do Pai, não mais o seu olhar amoroso, mas temporariamente Sua face irada.

No entanto, era imperativo que isso acontecesse. Isso é o que chamamos de morte substitutiva. A culpa por nossos pecados, bem como a punição, estava sendo imposta sobre Jesus. Aquele que não conhecia pecado se tornou pecado com um propósito: resgatar da condenação eterna aqueles que viessem a crer e se render a Ele.

Você consegue conceber um ato de amor tão grande quanto esse? Um justo perecer pelos injustos. O imaculado sucumbir em lugar dos transgressores. E sim, eu e você somos naturalmente pecadores. Antes de se considerar uma pessoa íntegra, convido-o a fazer uma avaliação sincera de sua vida. Você não possui pecados? Quando ninguém observa, o que você faz? Ou até mesmo seus pensamentos… que tipos de pecados têm passado por sua mente?

Não temos como escapar. Todos nós pecamos e carecemos da graça de Deus. Porém, não se desespere! Foi exatamente por você que Jesus precisou enfrentar a morte! Aqueles que creem que o sacrifício de Jesus é suficiente para perdoá-los de seus pecados, são perdoados e justificados! Isto é, apesar de pecadores, são considerados justos perante Deus. Nossos pecados nos afastavam do Pai, éramos seus inimigos e estávamos sob Sua ira. Mas, por meio da morte de Jesus, fomos reconciliados com Deus. Você consegue mensurar esse amor?

Talvez você esteja pensando: “Eu desejo ser perdoado por meus pecados! Como posso fazer isso?”. Simplesmente ore a oração mais genuína de sua vida, entregando-se a Jesus e arrependendo-se de seus pecados. Abandone os hábitos pecaminosos no passado e viva uma nova vida! Torne-se um discípulo de Jesus, que busca, a cada dia, se assemelhar mais a Ele em todos os aspectos da vida. Você perceberá que sua vida começará a adquirir um novo significado. O vazio existencial será preenchido pela certeza de que você agora é um filho amado de Deus. Essa é a sua nova identidade!

Oração

Senhor Jesus, entrego todas as áreas da minha vida a Ti. Perdoa meus pecados. Ajuda-me a ser parecido contigo.

Aplicação 

Viverei uma vida como um seguidor de Jesus.