Leitura: Mateus 10

Seleção

Portanto, todo aquele que me confessar diante dos outros, também eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus; mas aquele que me negar diante das pessoas, também eu o negarei diante de meu Pai, que está nos céus.

Mt 10.32-33

Observação

Certamente você está familiarizado com histórias de mártires cristãos. Pessoas que morreram porque se recusaram a negar sua fé em Jesus diante de ameaças de radicais religiosos. Uma história recente conta sobre um homem idoso que estava preso de joelhos por muitos dias simplesmente por continuar a afirmar sua fé em Jesus. Seu filho o visitou na prisão e, na esperança de melhorar a situação do pai, sugeriu que ele negasse Jesus para ser libertado. Diante dessa sugestão, o pai, exausto e debilitado, cantou: “Sim, eu amo a mensagem da cruz, até morrer eu a vou proclamar; levarei eu também minha cruz; até por uma coroa trocar”.

O que leva homens e mulheres a enfrentarem perseguição, tortura, prisão e morte sem negar sua fé em Jesus? O que essas pessoas experimentavam diariamente por parte de Deus que as levava a preferir o sofrimento e a morte em vez de negar sua fé?

Por muito pouco, nós mesmos negamos Jesus em nosso cotidiano. Negamos nossa fé, muitas vezes, não com palavras, mas com atitudes e omissões. Negamos nossa fé quando tomamos decisões contrárias aos seus ensinamentos. Se afirmamos acreditar em algo, nossa conduta deve estar de acordo com aquilo que professamos.

Negamos Jesus quando testemunhamos o sofrimento de alguém e não fazemos nada, quando temos a oportunidade de ajudar. Porque se acreditamos nEle, acreditamos em suas palavras. E se acreditamos em suas palavras, seria incoerente dizer que somos seus seguidores, mas não agir de acordo com o que Ele nos ensinou. Estamos negando Jesus com nossas atitudes e, muitas vezes, nem percebemos.

E se fôssemos condenados à prisão por causa de nossa fé? Será que nos manteríamos firmes em nossas convicções, mesmo que isso custasse nossas próprias vidas? Provavelmente não, pois se já O negamos nas pequenas coisas do dia a dia, quanto mais O negaríamos diante de um sofrimento iminente.

Que as histórias dos mártires do cristianismo nos inspirem a viver uma vida que não apenas não nega a fé nas situações cotidianas, mas também confessa nossa fé publicamente. Pois somente aqueles que permanecerem firmes serão reconhecidos por Jesus diante do Pai.

Oração

Senhor Jesus, perdoa-me por muitas vezes negar teu nome, nas pequenas atitudes do dia a dia. Ajuda-me a ser coerente com aquilo que creio. Ajuda-me a viver uma vida que glorifica teu nome em cada detalhe.

Aplicação

Buscarei confessar minha fé em Jesus em todas as situações possíveis.