Leitura: Mateus 15

Seleção

“Este povo me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. E em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos humanos.”

Mt 15.8-9

Observação

Neste trecho, assim como em outras passagens, Jesus está novamente criticando os religiosos judeus. Eles questionavam Jesus sobre o motivo pelo qual seus discípulos não seguiam a tradição dos anciãos de lavar as mãos antes de comer, como um ritual de purificação.

A crítica de Jesus evidencia que os religiosos estavam mais preocupados com a tradição do que com a Palavra de Deus. Eles cumpriam regras exteriores, mas seus corações estavam corrompidos. A crítica de Jesus era contra a hipocrisia desses homens. Eles cumpriam certos rituais, especialmente aqueles relacionados à tradição dos anciãos, mas era apenas uma superficialidade.

É triste ser um religioso moralista, cujo coração está longe de Deus. Buscam honrar a Deus com palavras, orações, canções e até mesmo pregações, mas seus corações nunca foram transformados. Sua adoração é vazia e sem significado. Preocupam-se com a aparência externa, mas não percebem a corrupção interna de seus corações.

Nos versos seguintes, Jesus explica que o que contamina uma pessoa não é o fato de não lavar as mãos seguindo o ritual de purificação, mas sim o que procede do coração. Ele cita alguns exemplos como os maus pensamentos, o homicídio, a imoralidade sexual, a prostituição, o furto, o falso testemunho e a blasfêmia.

É importante observar que Jesus destaca os maus pensamentos como o primeiro ponto, mostrando que o pecado começa muito antes de ser exteriorizado. Ele tem origem na mente e no coração. Diante disso, Jesus nos convida a examinar nossos pensamentos, pois eles refletem muito sobre nós. Não devemos pensar que o pecado ocorre apenas quando é manifestado externamente.

Meus irmãos e irmãs, Jesus procura verdadeiros adoradores, que O adorem com o coração sincero. Ele busca verdade e honestidade em nossas vidas. Se temos pecados, devemos confessá-los a Ele, pois Ele é rico em misericórdia e tardio para se irar. Nele, encontramos graça para vencer todo tipo de pecado e viver uma vida coerente com aquilo que cremos e professamos.

Oração

Senhor Jesus, ajuda-me a Te honrar com minha vida. Que minha adoração não seja da boca para fora. Mas que a tua graça me capacite cada dia mais a vencer todo tipo de pecado.

Aplicação

Continuarei a lutar contra todo tipo de pecado.