Leitura: Mateus 16

Seleção

Ao que Jesus perguntou: E vocês, quem dizem que eu sou? Respondendo, Simão Pedro disse: O senhor é o Cristo, o Filho do Deus vivo. Então Jesus lhe afirmou: Bem-aventurado é você, Simão Barjonas, porque não foi carne e sangue que revelaram isso a você, mas meu Pai, que está nos céus. Também eu lhe digo que você é Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Eu lhe darei as chaves do Reino dos Céus; o que você ligar na terra terá sido ligado nos céus; e o que você desligar na terra terá sido desligado nos céus.

Mt 16.15-19

Observação

Vemos aqui um diálogo de Jesus com seus discípulos mais próximos. Ele pergunta o que eles sabiam sobre sua identidade. Pedro, prontamente, responde: “O Senhor é o Cristo, o Filho do Deus vivo.” Diante da resposta correta, Jesus diz que essa revelação havia sido dada a ele pelo próprio Deus. Em seguida, Jesus revela a Pedro sua missão.

É interessante observar a história de Pedro sob a seguinte ótica: Tempos antes, Jesus havia se aproximado dele e este começa a segui-Lo. À medida que andam juntos, a identidade de Jesus é revelada a Pedro e, na sequência, ele compreende seu próprio propósito de vida.

Pedro havia sido chamado por Jesus para ser um “pescador de homens” – alguém que espalharia as redes para que outras pessoas se juntassem a essa missão. Então, ele começa a seguir Jesus. Aqui, Pedro recebe a ferramenta que o faria ser um “pescador de homens”; ou seja, as chaves do Reino dos Céus. Mas que chaves são essas? Pedro seria uma espécie de guardião das portas do céu? Não! Pedro estava recebendo o Evangelho! As Boas Novas são as chaves que abrem as portas do Reino de Deus.

No entanto, Pedro não é o único a receber essas chaves. Todo seguidor de Jesus as recebe. O Evangelho é uma espécie de rede que nos faz “pescadores de gente”. É uma mensagem que fala sobre o amor de Deus por nós, pecadores. Uma mensagem que nos diz que fomos adotados na família de Deus. Essa mensagem é a chave que abre as portas do céu para o mundo. E você detém essa chave!

Qual a lição que tiramos dessa passagem? Caminhe cada vez mais perto de Jesus, por meio de uma vida de oração e leitura bíblica. A você será revelada a identidade de Jesus e a sua própria identidade. Gradativamente, você perceberá que lhe foram dadas as chaves que abrem as portas do céu. Essas chaves são o próprio Evangelho, ou seja, a mensagem a respeito do amor que Deus tem por nós. Que tal começar a usar essas chaves espalhando o amor ao mundo?

Oração

Senhor Jesus, obrigado pelo privilégio de fazer parte da tua missão na Terra. Ajuda-me a espalhar as Boas Novas para que tantos outros juntem-se nessa missão.

Aplicação

Continuarei espalhando o Evangelho.